top of page

MÁRIO CUNHA

foto de perfil.jpg

Barbas de Diablo

Locais como montanhas e bosques são os meus sítios de eleição para estar. Apesar de ter nascido, crescido e viver actualmente junto ao mar há algo que me arrasta, sem que eu possa contrariar, para as montanhas. Visitar o Parque Nacional dos Picos da Europa já estava nos meus planos há algum tempo. Visitei a zona de Sajambre pela primeira vez no Outono de 2021, local que vamos explorar em conjunto durante o festival IRIS, e fiquei fascinado. A quantidade de cor, o carácter das árvores e a imponência das grandes paredes de calcário são arrebatadoras para qualquer fotógrafo ou amante da natureza. Tenho vindo a explorar este local desde 2021 nas diferentes épocas do ano e espero conseguir transmitir a beleza e a minha paixão pelo local.

Biografia

A minha grande paixão é a fotografia de natureza, particularmente a fotografia de paisagem. Apesar de ser doutorado em Biologia e gostar muito da área em que me formei, acordar cedo, caminhar num bosque ou no alto de uma montanha retratando a natureza em momentos que esta partilha com poucos é o que realmente me apaixona. Desde todo o processo ao resultado final, foi isto que me fez dedicar os úlimos anos exclusivamente à fotografia.

Criei um canal de Youtube onde partilho muitas das minhas aventuras e o meu conhecimento. Também ensino fotografia através de vários Workshops, quer no terreno quer em sala de aula.

Tenho dedicado o meu tempo a fotografar a Serra do Gerês, uma parte integrante do nosso Parque Nacional da Peneda Gerês, o único Parque Nacional de Portugal e a zona de Sajambre que pertence ao Parque Nacional dos Picos da Europa em Espanha. Desde de 2021 também co-organizo o Festival de Imagem de Natureza do Gerês - IRIS. Atualmente, sou embaixador da OM SYSTEM a quem agradeço a confiança no meu trabalho.

bottom of page