top of page
Jambas.jpg

José Jambas

Sinopse

Brevemente disponível

Biografia

José Jambas, nasceu em Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) em 1975, onde viveu até aos 18 anos. Optou depois por continuar a viver no interior do país contrariando o êxodo rural, e fixando-se numa das zonas mais despovoadas do país.

Desde essa altura que desenvolveu diversos estudos e projetos de conservação da natureza, contribuindo de forma importante para a conservação de espécies ameaçadas, como a águia de Bonelli, a águia-real e o abutre do Egito, e para a valorização de espaços de elevada importância para a biodiversidade que mais tarde vieram a ser classificados como Parque Natural do Douro Internacional

Durante o seu percurso profissional trabalhou em diferentes regiões da Península Ibérica no âmbito de importantes projetos de conservação de águia-imperial-ibérica, abutre-preto, lince-ibérico, lobo-ibérico e galo-montês, entre outras.

Especializou-se em captura, marcação e seguimento por satélite de fauna ibérica.

Relativamente à fotografia e ao vídeo, o conhecimento adquirido na conservação da natureza e de espécies protegidas/ameaçadas permitiu que, através da empresa Oriolus Ambiente e Ecoturismo, colaborasse em vários documentários e revistas de vida silvestre como consultor ou como operador de câmara.

Destacam-se alguns documentários como “Montado, o Bosque do lince ibérico”, de Wanda Vision/ Ukbar Filmes, “The Wolf and Bonelli´s Eagle in Northern of Portugal” de Razorbill Films/NHK; “Parque Natural do Douro Internacional” de Arte TV.

Tem-se dedicado igualmente à fotografia da natureza, tendo publicado algumas das suas imagens em revistas nacionais e estrangeiras, destacando-se o The New York Times, Quercus España, Noticias Magazine, Fugas.

logo_cmtb_branco.png
aevwfkpnwf.png

APOIO

logo_geres_branco.png
logo_biosfera_branco.png
logo_7M_branco.png
bottom of page