Júri do Concurso Fotográfico 2024
Atualizado: 30 de jul.
À semelhança de anos anteriores, a organização do Festival Iris aposta num júri composto por profissionais de diferentes países e culturas como garante de uma avaliação mais diversificada e abrangente das imagens. Cada jurado traz consigo perspectivas únicas, influenciadas pelas suas experiências culturais e profissionais, permitindo uma análise mais rica e imparcial das fotografias submetidas.
Este ano, o júri é composto por:
Terje Kolaas, (nascido em 1978) é um renomado fotógrafo norueguês de vida selvagem e embaixador da Canon Nórdica, especializado na captura de imagens de pássaros. Ele é particularmente reconhecido por seu estilo criativo, artístico e muitas vezes minimalista de fotografia de pássaros. As suas fotos foram premiadas em alguns dos maiores concursos de fotografia do mundo e o seu trabalho fez algumas capas de revistas nacionais e internacionais. Ele também é autor e ilustrou vários livros sobre pássaros, incluindo uma introdução à fotografia de pássaros. Os pássaros também são a profissão de Terje. Além de ser guia de aves e ensinar identificação de aves na Universidade Nord, ele é um palestrante muito procurado e líder de oficinas em palcos e festivais noruegueses e internacionais para fotógrafos de natureza.
Gerard Carbonell, que afirma ser ""Sou biólogo e fotógrafo baseado em Barcelona (1999), tentando criar imagens que ajudem o público a compreender o mundo natural e a nossa complexa relação com ele. O meu principal objetivo como fotógrafo é conscientizar sobre a importância da biodiversidade e destacar o trabalho de organizações e comunidades que tentam preservá-lo. Com as minhas imagens e histórias, pretendo sensibilizar o público e enfatizar a necessidade urgente de apoiar iniciativas de conservação. Sou embaixador do Sistema OM e membro do conselho de administração da Sociedade Herpetológica da Catalunha." e
Antonio Fernandez é um fotógrafo espanhol radicado no centro-oeste da Espanha. É apaixonado pela natureza e pelas paisagens. Na sua fotografia, Antonio busca constantemente a essência mais pura da natureza. Grande parte da sua paixão pela fotografia baseia-se no processo contínuo de aprendizagem e procura de evolução pessoal, que é enriquecido pela troca de impressões com outros apaixonados pela arte da fotografia de natureza e que compensa em grande parte o que é retratado como uma ocupação solitária. A sua visão íntima da paisagem e interpretação pessoal da natureza valeu-lhe vários prémios e condecorações internacionais, para citar apenas alguns: Prémio de Fotografia de Paisagem Natural; Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano; Concurso de Fotografia Montphoto; Concurso de Fotografia Big Picture; Festival IRIS Gerês; Imaginature-Festival Fotografia de Paisage; Foto do Festival Montier; BioFotoConcurso,; Fotógrafo de paisagens mundiais.
Toda a informação em https://www.iris.cm-terrasdebouro.pt/j%C3%BAri
Comments