top of page

IIIª Edição do Festival IRIS – uma viagem emocional

Decorreu, no passado fim de semana, na vila do Gerês, a 3ª edição do IRIS - Festival de Imagem de Natureza do Gerês.

Durante dois dias, quem esteve no auditório Professor Doutor Emídio Ribeiro foi transportado numa viagem que começou no Parque Nacional da Peneda-Gerês e terminou na Cantábria, passando pela paisagem protegida do Corno do Bico, pelos Picos da Europa, pela encantadora e misteriosa Serra de Sintra e indo até à longínqua Patagónia.

Uma viagem repleta de imagem arrebatadoras com histórias de vida, motivações e sentimentos associados. Em cada viagem, em cada imagem, há uma história. Foi, pois, um momento de partilha de experiências e sentimentos entre aqueles que gostam da natureza, de a registar, partilhar, divulgar e, não menos importantes, sensibilizar para a necessidade da sua preservação, através de um comportamento responsável, ético e de respeito para com os ecossistemas e a biodiversidade.

Associado a esta festival decorreu uma exposição e um passeio fotográfico pela serra do Gerês e, no sábado à noite, o auditório encheu-se para uma conversa/debate sobre fotografar perto de casa versus vs locais exóticos.

O Festival terminou com a entrega dos prémios do 3º concurso fotográfico IRIS. Cerca de 250 fotógrafos, de diversos países, participaram nesta edição submetendo mais de 1200 imagens, tendo sido vencedores, na categoria PNPG: Nélia Mano; na categoria Flora: Pedro Pais e categoria Paisagem Natural: Luís Afonso.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do presidente do município, Manuel Tibo, que agradeceu a presença de todos, agradeceu às empresas do concelho que se associaram ao evento, enaltecendo os objetivos deste evento e congratulando-se pelo sucesso atingido, garantindo a continuidade do mesmo, no próximo ano.

Associado a este festival haverá, ainda, esta sexta-feira, dia 29, no auditório municipal de Terras de Bouro, uma palestra do fotografo Carlos Rio, para os estudantes do agrupamento de escolas de Terras de Bouro, subordinada ao tema “Fotografia de natureza, dar a conhecer para preservar”, dando a este evento também um cariz pedagógico e sensibilização ambiental entre os mais jovens.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page