top of page

JORGE VERDASCA

Jorge Verdasca.jpg

Biografia

Desde criança que tenho contacto com a natureza. Sempre vivi perto da montanha e campo.
Comprei a minha primeira máquina fotográfica quando tinha 17 anos.
Apaixonado por aves desde a adolescência, fazia o meu melhor para obter uma imagem de boa qualidade, uma vez que o meu equipamento não era o melhor. Não havia câmaras digitais e eu dava o meu melhor com uma velha "zenith" analógica que comprei em segunda mão, e uma lente de 300 mm da mesma marca.


Mais tarde a minha vida pessoal mudou um pouco e durante muito tempo não me dediquei a fotografia apesar de nunca ter perdido o contacto com a natureza. Sempre que podia, fazia caminhadas nos campos, nas montanhas ou mesmo ao longo da costa marítima.
Sempre fui adepto de desportos na natureza. Comprei um bicicleta todo o terreno que era o meu escape para ir mais longe, mas sempre na natureza.
Na altura, o BTT em Portugal estava em franca expansão. Fui um atleta federado que me permitiu correr o país de uma ponta a outra em competição ainda durante alguns anos. O facto de poder viajar mais longe na minha bicicleta e ver lugares que não conhecia antes, curiosamente começou a despertar em mim o interesse pela fotografia de natureza.


Infelizmente presenciei muitos lugares espetaculares a desaparecerem com o tempo, quase sempre zonas florestais, a maior parte delas destruidas devido ao progresso. 
A necessidade de registar paisagens na natureza, com medo que mais tarde deixassem de existir, começou a crescer dentro de mim.


Fotografar florestas e bosques dá-me a energia que preciso e sempre será a minha grande paixão e o género de fotografia que mais gosto.
Apesar de vez em quando não ser raro encontrar-me a fotografar praias, paisagens rurais,
flores durante a primavera e passeios pela montanha.
 

bottom of page