top of page

HUGO SANTOS

FotoPerfil.jpg

Sinopse

“Para Longe” é um desafio à reflexão sobre o momento de reclusão no meio natural e a forma como ele impacta a vida do fotógrafo. Os locais longínquos desde sempre tiveram uma certa magia para o ser humano. Desde a era dos descobrimentos até aos dias de hoje, viagens de negócio, lazer ou até voluntariado é algo que leva o ser humano a deixar o refúgio do seu lar para se aventurar em “mares nunca antes navegados” como está escrito no nosso livro maior.
”Para Longe” será uma apresentação que se centrará na motivação para visitar e fotografar locais mais distantes e por consequência, perceber o que retiramos deles, seja na arte que criamos, seja na viagem ao mais profundo do nosso ser. Estar longe, é estar despido de interferências sociais por longos períodos de tempo, e é também uma oportunidade para nos conhecermos enquanto pessoas e artistas, através de uma experiência pessoal e intransmissível.

Biografia

Hugo Santos nasceu em Marco de Canaveses em 1978 e é um confesso amante de paisagem e natureza. Tem a fotografia como hobby, permitindo-lhe vivenciar emoções e sentimentos, percebendo as subtilezas existentes no meio natural e os seus porquês internos enquanto fotografo. A sua ligação à natureza existe desde que nasceu, tendo crescido envolto por montanhas e vales os quais percorreu desde tenra idade. Mais tarde, já em idade adulta descobriu no Canyoning uma forma complementar de explorar a natureza. Por ser Engenheiro Informático de profissão e se ver privado do espaço natural no ambiente profissional, recorre à natureza como refúgio para obter respostas (muitas das vezes emocionais) aos desafios pessoais e profissionais. Sendo a natureza o cenário que escolheu para atuar, tenta retratar a beleza e a simplicidade, em cada recanto do nosso mundo. Acredita que a fotografia como qualquer outra forma de arte, é uma jornada à qual devemos estar atentos, ajustando a percepção e a forma como vemos o mundo. A busca constante e a exploração profunda das nossas emoções, permitem criar o nosso mundo através de imagens. Sendo o nosso planeta imenso como sabemos, não encontra razões para colocar amarras na forma como o interpreta e o sente. Parte integrante de uma família fabulosa que o apoia, dedica o seu amor maior ao seu filho Martim.

bottom of page