top of page

NUNO LUÍS

Foto_Perfirl.jpg

Viagem inesperada

Como arte visual, a fotografia sempre exerceu enorme fascínio sobre mim desde tenra idade. "Viagem inesperada" retrata o sonho de registar alguns dos locais mais bonitos do nosso Portugal, com a minha máquina fotográfica.

Com o passar dos anos esse horizonte alargou além-fronteiras e realizei várias viagens, sempre com a fotografia como pano de fundo. O meu querido Portugal tinha ficado pequeno. Teria mesmo?

Um dia, como tantos outros na minha vida, sentado e a refletir sobre fotografia questionei todo o meu trajeto. O que quero mostrar? Que sensações e emoções quero transmitir? Como gostaria de ser lembrado enquanto fotógrafo?

Fruto dessas reflexões, surge uma palavra que nunca mais deixei de usar sempre que me refiro à minha fotografia: Escafandro.

Desde o escafandro até uma sensação de liberdade artística, tem sido uma uma viagem inesperada.

Biografia

Nasceu em Lisboa em 1974 e é formado em Informática de Gestão. A fotografia sempre foi uma presença constante na sua vida e a partir de 2004 começou a dedicar-se de corpo e alma à paixão de uma vida. Realizou ao longo dos anos várias viagens fotográficas a países distintos como Namíbia, Indonésia, Índia, Laos, Camboja e China entre outros. Mas é neste pedaço de terra à beira mar plantado que se sente no seu habitat natural permitindo revisitar alguns dos locais vezes sem conta. A beleza de locais como Serra da Estrela, Costa Alentejana e Sintra é o combustível que alimenta a sua paixão pela fotografia.
É um dos fundadores do projeto fotográfico Primeira Luz, que viu a luz do dia em 2007, onde é desde então um dos formadores do projeto, onde lidera diversas experiências fotográficas. Os seus trabalhos já foram publicados em várias revistas nacionais e internacionais, assim como já participou em diversas exposições de fotografia, coletivas e individuais.
Atualmente escreve para a revista de fotografia nacional "Perspetiva", onde assina a coluna "Convergências".

bottom of page